quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Nossa imprensa imparcial







.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Você lembra daquela iraniana, condenada ao apedrejamento e à pena de morte, por ter participado do assassinato do marido?
Nossa imprensa, é claro, assumiu imediatamente a indignação estadunidense e condenou o Irã, demonizando mais um pouquinho o Ahmadinejad.
.
Enquanto isso, os EUA executaram outro dia uma mulher americana por ter cometido um crime idêntico.
Qual jornalista de nossa imprensa imparcial ousou comparar os dois casos, falando de dois pesos e duas medidas?
.
Acabo de assistir Miriam Leitão e Renato Machado dando palpite sobre o regime e o futuro de Cuba. Um dos problemas históricos de Cuba, segundo Miriam Leitão, era a "mesada" que recebia da União Soviética.
Fonte, que secou faz tempo, aumentando as dificuldades do povo cubano.
.
Qual jornalista de nossa imprensa imparcial ousaria comparar aquela "mesada" recebida por Cuba da União Soviética com a mesada polpuda que os EUA há décadas vêm dando a Israel?
.
Só um jornalista parcial e irresponsável iria ligar aquela dinheirama a um desequilíbrio econômico na região e à falta de paz no oriente próximo!
.
Descobri o porquê da má vontade de nossa imprensa para com Cuba! Israel não representa nenhum perigo no âmbito esportivo, enquanto Cuba volta e meia apronta para cima da gente, como outro dia no vólei masculino!
.
***
Correção: a foto da menina com isopor foi colocada nesta página por engano e não mostra mais uma cena deplorável da pobreza causada pela ditadura em Cuba. A foto foi tirada aqui mesmo...

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Falando da alta cultura da Europa












Um dos detalhes dessa Bahia cheia de mistérios, que mais tem me encantado é a heterogeneidade do povo.
.
Acostumado a uma absoluta padronização dos comportamentos vigentes lá no assim chamado primeiro mundo, me vi perdido ao ter que enfrentar e assimilar uma profusão de costumes.
.
Levou tempo para eu poder verbalizar o que o meu coração sentiu desde quando resolvi ficar nessa "terra do branco mulato, terra do preto doutor".
.
Outro dia, um velho amigo, hoje eminência parda do círculo literário e editor de um magazine cultural de minha terra natal, mandou um e-mail circular que mexeu comigo.
.
Ele contou, quais as peças de teatro, quais as óperas e quais os regentes comas filarmónicas mais famosas ele assistiu em festivais de verão à beira de lagos austríacos... ora recebendo cortesias, ora pagando fortunas por um ingresso.
.
Se ele não usasse a palavra "alta cultura", talvez eu passasse batido pela mensagem.
.
A palavra "alta cultura" não deu para engolir!
Explico porque!
.
Desde a idade média é o mesmo queijo fedido! A mesma petulância, a mesma presunção...
.
Antigamente, quando "o social" ainda não existia no vocabulário dos governantes, os nobres seculares gastavam fortunas contratando arquitetos, escultores e pintores, mandando erguer palácios luxuosos para si e a corte... para os dos puxa saco poderem se sentir no céu na terra usufruindo de tudo que era privilégio.
.
O clero por sua vez metia a grana na construção de belas igrejas, basílicas, abadias.
.
Tanto reis, quanto cardeais contratavam maestros, organistas e compositores famosos e outros artistas a peso de ouro, enquanto o povão pousava para pintores como Le Nain, Brueghel, Bosch, exibindo bocas desdentadas, escancaradas diante de tamanha belezura das obras de arte em ambientes cheios de ouro.
.
Era uma época em que Viena não passava de uma cidadezinha inexpressiva, que iria crescendo na medida em que a vida comercial e social se avolumava, graças a migrações e o afluxo de gente vinda de outras regiões da Europa.
.
Basta folhear o catálogo telefônico de Viena para se deparar com nomes tchecos, slovacos, húngaros, italianos, eslovenos, croatas, romenos, búlgaros, bielorussos,silêsios...
O resultado dessa migração foi um povo híbrido, transpirando costumes diversos.
.
Foi essa gente responsável pela "alta cultura" do século dezoito para cá.
Para cá não!
Sinto que a tal "alta cultura" austríaca engatou uma marcha lenta nessesúltimos 50 anos.
Penso que essa estagnação cultural se deve ao bem estar e o excesso de obras sociaisa partir da éra Kreisky e dos anos 60.
.
Muita urbanização para pouca gente, zonas de pedestres expulsando compradoresdos centros antigos das cidades, criando guetos na periferia em forma de shopping centers.
.
Até os músicos parecem ter perdido a alegria de tocar, tendo sido transformado em verdadeiros robós, obrigados a executar peças musicais segundo critérios chatos e absolutamente técnicos.
.
Os rostos dos Violinistas e demais solistas já não refletem mais a mesma emoção exacerbada como antigamente. Apenas a fisionomia do primas derrete ainda ao tocar para um casal numa czárdá húngara, chegando, quem sabe, a babar no decote da moça...
.
Os artistas plásticos há decadas fazem qualquer maluquice. Pudera, o olho humano mais cedo ou mais tarde se acostuma a maior aberração... vide aqueles 3 urubús...
.
E quem não tem talento para pintar, nem ouvido para tocar um instrumento, vira poeta...
.
No e-mail em que ousei criticar a "alta cultura" dos europeus, arrisquei o palpite de que era o ouro, a prata, as esmeraldas e o sangue das veias abertas da América Latina que financiaram a Renascença e a Revolução Industrial da Europa.
.
No e-mail em que ousei criticar a "alta cultura" dos europeus, disse ainda que desejava aos europeus um afluxo consistente de migrantes de países pobres...
.
Só assim para acharem de novo o rumo para uma nova "alta cultura"!
.
Quando comparo Salvador a Viena e Paris do século dezoito, não digo isso apenas por sacanagem, referindo-me ao nosso saneamento básico muito parecido com que se tinha na França e na Áustria daquela época,, quando os penicos eram despejados na rua!
.
Salvador, Bahia e o Brasil de hoje me parece estar numa ebulição igual com aquela que fez surgir as grandes potências da Europa do século dezenove.
Melhor!
.
Apesar da heterogeneidade do povo brasileiro, não existe nesta terra gente presunçosa, petulante e preconceituosa, coisa que poderia engessar a sociedade e emperrar o desenvolvimento do país!
.
Alta cultura austríaca só no Bistrô PortoSol em forma de comida caseira tradicional austro-húngara... hehehe


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Look smart




.
.
.
.
.
.
.
Repare bem nas duas fotos!
Repare nas caras do Arnie Schwarzenegger e do Pierce Brosnan... ex Conan e James Bond respectivamente.
.
Eu sinto pena desses bobões, condenados pelo público a um eterno olhar inteligente...
ou o que para eles e no meio em que vivem, parece ser um olhar inteligente e permanentemente alerta e esperto.
Quanto ao Silvester Stallone, com um QI nenor que 50, ele não é capaz de "look smart"!
( o QI dos outros dois é bem maior, beirando os 70! )
.
A minha preocupação: Devo ter um QI menor ainda, já que assisti a praticamente todos os filmes desses abestalhados hollywoodianos.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Golfe: Cúmulo da futilidade?


Tem gente,
que acha
Golfe
o esporte
mais
idiota
da face da
terra!
.
.
.
Disponibilizar uma área enorme para fazer apenas uns 18 buraqinhos no chão em vez de plantar nela feijão, batatas, tomates, pimentões, manjericos ou simplesmente flores, é - segundo essas pessoas - um grande desperdício!
.
O ser humano perdeu o senso do ridículo, dizem essas pessoas.
O ser humano deveria usar os seus talentos, suas forças, sua criatividade para fins mais nobres. Para cuidar de coisas que são úteis para a humanidade.
.
Quem tem meios materiais além do que precisa para si, deveria fazer com que outros, que nada tem, não morram de fome e sim possam viver com dignidade... dizem esses apóstolos do bem e eternos invejosos, lançando o olho comprido para as posses dos vitoriosos...
.
Há pessoas, que, olhando a cara com cabeça do golfista acima, fitando o próximo buraco, onde deveria haver um pé de couve, vêem uma cabeça de repolho!
.
Cá entre nós, eu acho que uma cabeça de repolho é bem mais inteligente do que a cara do babaca da foto.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Se eu não fosse taverneiro...


Se eu não fosse taverneiro, eu poderia ir ao lançamento
do novo livro de Hélio Pólvora.
.
.
Se eu não fosse taverneiro, certamente estaria presente em diversos acontecimentos culturais e sociais.
Há anos não vou a aniversários, casamentos, muito menos a apresentações da orquestra sinfônica ou peças de teatro.
.
O bom dessa escravidão - abrimos o Bistrô PortoSol de terça a sábado a partir das 18:37h - é que também não tenho ido a nenhuma formatura sacal... maratona dos eventos sociais... graças a Deus e graças a minha condição de taverneiro.
.
.
Como você não é taverneiro nem vigia noturno, faça o seguinte:
.
Você combina com amigos de irem nesta quinta feira,
dia 23 de setembro de 2010 a noitinha, lá pelas 19:30horas até o Espaço Unibanco Glauber Rocha na Praça Castro Alves, 132, vide cartaz acima para o lançamento do romance
"Inúteis Luas Obscenas" de Hélio Pólvora...
.
... e depois do evento, com o livro autografado embaixo do braço, vocês vem até o Bistrô PortoSol, espaço adequado para conversar sobre literatura e cultura em geral... inclusive gastronomia austro-húngara.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ozapft is!



.
.
.
.
.
.
.
Gsuffa!
Ein Prosit, ein Prosit der Gemütlichkeit!
Está começando a Oktoberfest em München, em "Minga" para os íntimos... em Munique!
Prost"
Quem não puder dar uma chegadadinha à Baviera, que venha até o Bistrô PortoSol, curtindo a loira gelada condimentada por você mesmo com lúpulo!
Detalhe: as comidas do Bistrô PortoSol com certeza são mais saborosas do que as que são servidas na Wiesn e arredores.
.
Prost, Mahlzeit!

Será?



Vendo esse joven chef preparando e decorando os pratos para outros comerem,
pergunto para os meus botões da camisa e para os meus suspensórios:.
Será???.
.
Será que ele costuma ter os mesmos cuidados ao escolher os ingredientes?
Isto é, escolhendo cada batata, cada tomate, cada molho de salsa, cada pedaço de carne, cada peixe?
Igualzinho como faz o taverneiro do Bistrô PortoSol!.
.
E na hora da mise en place?
Será que a cebola picada já não espera há várias horas para ser usada?
E o alho, a salsa, o coentro, o pimentão, o tomate?
.
Só no Bistrô PortoSol as produções culinárias são preparadas na hora.. salvo um Gulasch de carne de boi por exemplo.
Pudera, Gulasch de Carne demora várias horas para cozinhar, mas na hora você pede ele picante ou não, conforme a sua vontade e gosto!
Portanto chega de frescuras, chega de firulas! Nós queremos é comer!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Sexo é como o Porto da Barra



Dizem que sexo, mesmo sendo ruim e sem amor, é bom!
O Porto da Barra, apesar do descaso da prefeitura, é bom!
Graças a espaços transadinhos como o Bistrô PortoSol!
que ficou ainda melhor com Repolho Roxo e Cartão de Crédito...
É o que garante
Reinhard Lackinger
o taverneiro do Bistrô PortoSol
p.s. Quanto ao sexo sem amor, confira a imagem no blog http://reinhardlackinger.blogspot.com/

A grana dos "bacana"


Dois assuntos
chamam a
atenção de quem
lê jornais da
União Européia.
Taxar grandes fortunas e o jogo em casinos.
Será que não estaria na hora de colocar esses dois assuntos na mesa aqui no Brasil?

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Coleta seletiva do nosso lixo


Lá fora ( 1 ) a coleta seletiva de lixo
é mais ou menos assim:
Atrás ou ao lado de cada prédio, de uma ou duas casas, existe uma série de containeres de cores variadas.
Dentro de casa, as pessoas têm apenas dois sacos de lixo!
Um saco - feito de material biodegradável - para lixo orgânico..
e outro saco para tudo mais que não é biodegradável.
Quando os sacos estiverem cheios, a moradora ou o morador pega os dois sacos e se dirige até os containeres atrás do prédio.
Primeiro saco a ser jogado fora é o do lixo orgânico.
Em seguida é aberto o saco com os demais lixos, jogando coisa por coisa nos respectivos recipientes.
Garrafa de de vidro branco vai para o container apropriado...
Para as garrafas de vidro colorido tem outro receptáculo.
As tampinhas de plástico tem um destino diferente, bem como papel, embalagem para medicamentos... e demais lixos que se acumulam no dia a dia.
Tenho visto os tais containeres ora cheios, ora vazios.
Não lembro ter visto nenhum caminhão de coleta de lixo por lá.
Aqui, além de vê-los, a gente os ouve.
Pudera, com o barulho infernalque fazem ao compactar o lixo no meio da noite...
Um motor hidráulico eliminaria esse ruído incômodo... mas quem é que se incomoda com o povo, com o contribuinte?
Desconfio também que a nossa limpeza pública não entendeu direito o significado de "coleta seletiva"!
Em vez de selecionar os mais diversos tipos de lixo, os nosso gestores resolveram selecionar os dias da semana em que o caminhão de lixo passa.
Nas ruas da Barra, os dias selecionados foram as segundas, quartas e sextas feiras.
O lixo que a gente produz durante o sábado e o domingo, só será recolhido na segunda feira a noite.
Isso significa que:
O lixo que produzimos durante o sábado e o domingo, a gente tem que guardar bem guardadinho dentro de nossa casa, longe do alcance de ratos, insetos e badameiros itinerantes.
É para isso que nós moradores da Barra pagamos IPTU de bairro nobre, não é???
( 1 ) La fora significa "num país estrangeiro como a Áustria, mas pode significar também outro lugar aqui mesmo no Brasil, onde se respeita o contribuinte.

domingo, 5 de setembro de 2010

Ditadura dos desordeiros


Ao longo do último século
experimentamos
diferentes ditaduras.
.
Havia ditaduras militares,
havia a ditadura do proletariado.
.
Em Salvador
estamos vivendo a ditadura dos desordeiros!
Em Salvador
estamos vivendo a ditadura da bagunça!
.
Cada um faz o que quer e nenhum desordeiro é admoestado, enquadrado ou multado!
.
Cada um suja as ruas, as praças, os passeios, urina para onde o pinto apontar, provoca os mais variados barulhos, ignorando a lei municipal do controle da poluição sonora, ocupa espaço público como quer e bem entende, transformando a nossa cidade num mercado persa, num chiqueiro.
Cada um faz o que quer, sem se importar com o próximo, muito menos com as normas mínimas de convivência e de segurança, chegando a transformar postos de gasolina em bares e camarotes.
.
Ai de quem resolver apontar o dedo para todos esses desmandos!
Os bagunceiros, os desordeiros, os baderneiros de Salvador parecem estar gozando um cuidado especial por parte do poder público!
Parece haver um estranho tipo defeso, um cuidado especial com essa gente, portadora de título eleitoral.
Ninguém ousa bulir com desordeiros!
.
Pudera, houve um político que tentou enquadrar ambulantes e nunca mais foi eleito para nenhum cargo público.
Com os políticos que temos
.
E vai piorar! Em breve: " Ditadura dos Sem Noção "!

.
Reinhard Lackinger Visite o blog do Reinhard Lackinger http://reinhardlackinger.blogspot.com/ e quando estiver a fim de curtir um restaurantinho temático bem transadinho, venha até o Bistrô PortoSol www.reg.combr.net/bistro.htm

Celulite tem jeito: Repolho Roxo




Um estudo recente revela o poder do Repolho Roxo no tratamento da celulite.
A bem da verdade, todo tipo de repolho cozido nutre a pele, contribuindo para suavizar o "aspecto casca de laranja" no bumbum de quem sofre de celulite!
Inclusive Chucrute, campeão de vitaminas e sais minerais.
Carne suína defumada com Repolho Roxo, Batata cozida e Mostrarda Forte tipo Dijon tem sido o carro chefe do Bistrô PortoSol...
... sendo preferido também de quem nunca teve problemas com celulite...
É que o Repolho Roxo do Bistrô PortoSol é cozido no vinho tinto e é gostoso pra dedéu!
Veganos adoram Repolho Roxo com Batatas aceboladas ou não.

sábado, 4 de setembro de 2010

nos emprenham pelos ouvidos e olhos...


Quem é que ainda acredita numa paz no Oriente Próximo, com os EUA como mediador?
Só acredita na imparcialidade, na isenção dos EUA, quem acharia normal euzinho apitar um BAVI!
Você, sabendo que eu sou o torcedor mais exaltado do meu Baêêêa, com sotaque austríaco, não iria concordar que eu fosse juiz de futebol numa partida que envolvesse o Esquadrão de Aço ( Eu não tenho nada a ver com os dirigentes atuais do meu tricolor de aço, que aliás acho umas "fecálias ambulantes" )!
Falando sério... você acredita que haverá paz na Palestina e em Israel, enquanto os EUA meterem os dedos deles, com higienização precária, nesse asssunto?
O resultado dessa mediação seria o mesmo, se o maluco do Ahmadinejad do Iran fosse o mediador em vez da "sem noção" e hilária Hillary!
Você não acharia tembém que com isso estaríamos trocando 6 por meia dúzia!
O melhor árbitro de futebol que conheci, foi o Saul Schmidt Mendes, com quem me bato volta e meia nas ruas da Barra. Da próxima vez que eu o encontrar, perguntarei a ele, se ele topa mediar as conversas de paz entre israelitas e palestinos.
Precisamos de um cara macho para dar cartão vermelho para os assentamentos.

Delicatessen e Bistrô, artesãos do sabor



Numa loja de Delicatessen - desde os promórdios -, você encontra mercadorias exclusivas. Produtos específicos para celebrar sabores diferentes, que fogem da mesmice e da oferta tediosa dos supermercados.

Num bistrô, a exemplo do Bistrô PortoSol, você experimenta delícias únicas. Pratos elaborados de acordo com o seu paladar.

Só num local pequenino você pode ter esse tratamento personalizado, trocando idéias sobre o que vai comer com o próprio taverneiro.

Só num local pequenino como o Bistrô PortoSol, você pode mandar fazer a comida artesanal com ou sem cebola, com pouco sal, picante ou não, sem leite nem queijo, para Veganos.

Querendo fugir do circuito Creperia, Pizzaria, Sushi, Temaki, Churrasco e demais lugares cheios de fornos micro-ondas e fritadeiras, o Bistrô PortoSol é uma boa opção!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Eduardo Galeano


Parabéns pra usted
nesta data querida
muchas felicidades,
muchos años de vidaaaa!
Eduardo Galeano,
autor de
"As Veias abertas da América Latina"
fez 70 anos neste dia 3 de setembro de 2010.