segunda-feira, 20 de junho de 2011

Cara de Pau ISO 14001

José Serrão, é um cidadão que observa, questiona e critica ações que prejudicam o meio ambiente de Salvador, mais precisamente em bairros como Barra e Ondina.
A última observação dele foi muito oportuna e me despertou para um detalhe muito importante: Empresas, que pousam de "bom moço" e detentoras de Classificação IS0 14001, supostamente empenhadas em cuidar do meio ambiente, financiam festas populares como o carnaval de Salvador, ou seja, são coresponsáveis pelo despejo de toneladas de lixo nas ruas e principalmente nas praias, matando animais marinhos.

Confira o texto de José Serrão a seguir:

Prezados,

Não há dúvidas que só a educação intensiva e obrigatória nas escolas privadas e públicas pode mudar o quadro das nossas ruas e praias, haja vista que os gestores públicos são inoperantes e desprovidos de quaisquer compromissos com a preservação do meio ambiente.

Durante o carnaval nos bairros da Barra-Ondina todo o lixo plástico é descartado nas praias do Porto da Barra, Farol e Ondina, então estas milhares de toneladas de lixo plástico vão para no mar e são ingeridos por tartarugas e outros animais.
As consequências são trágicas para os animais que ingerem o plástico, pois vêm a óbito em pouco tempo.
O curioso é que há um projeto de preservação da tartaruga marinha na praia do Forte e outros os pontos do litoral brasileiro.
Estes projetos que têm a finalidade de preservar as tartarugas são afetados pela geração do lixo plástico, durante o carnaval, mais intensamente, bem como outras épocas do ano.

Estranho é que empresas que possuem o certificado ISO - 14001 promovam a festa carnavalesca e outros eventos geradores de lixo plástico e portanto algozes das tartarugas e outros animais marinhos e as entidades ambientais pernamecem em silêncio por todo este tempo.
Não é preciso ser especialista em oceanografia ou ambientalista para ver o massacre dos animais marinhos, graças as milhares de toneladas de lixo plástico lançados na Baía de Todos os Santos e patrocinados por empresas que deveriam educar, eliminar a geração na fonte e valorizar o Cerficado da ISO 14001.

Será que os auditores da ISO não perceberam que as ações ambientais de empresas possuidoras da ISO-14001 são válidas dentro e fora destas empresas?

domingo, 19 de junho de 2011

Dúvida cruel


















Não sei o que é pior... ouvir Fafá de Belém cantando fado, ou "musicuzinhos" do axé se imiscuindo nas festas juninas, tocando forró.
Acho que prefiro escutar as canções do Chatotorix, aquele bardo "afinadíssimo" da aldeia de Asterix!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Atestado de óbito do carnaval oficial de Salvador



Os mais antigos se lembram daquela leveza frívola dos carnavais passados, com a rua virando salão e os salões virando rua, onde cada um aprontava à sua maneira... de sábado até as primeiras horas da quarta feira de cinzas.


Era tudo amadoresco. Mortalhas, fantasias, brincadeiras, cheirinho da loló, lança perfumes, bandinhas...

Havia quem saísse na rua com um penico cheio de cerveja e uma salsicha cortada dentro, ou carregando uma gaiola com a portinha aberta, com um cartaz dizendo: "Quem achou a minha rola?"

O "Broco" do Jacu não tinha corda, mas tinha charme e eu encontrava gente amiga, que só se via nessas ocasiões.


O carnaval mudou, se modernizou, se profissionaliziou.

Onde havia uns três ou quatro trios elétricos e uma multidão a espera, passou a ter "trocentos" trios, que já não são mais trios faz tempo.

O carnaval, que era uma oportunidade de cada um se auto-realizar, se esbaldar e brincar pra valer, perdeu a fantasaia, tornando-se uma coisa óbvia!

Mataram o carnaval de Salvador!

O carnaval podia ser tudo! Tudo, que a gente inventasse, menos óbvio!


"Vambora reagir! Vambora a gente se mexer"


Pode ser que não consigamos mais domar o monstro em que o carnaval de Salvador se transformou, mas podemos evitar que façam com o São João o mesmo que fizeram com o carnaval. Um mero negócio!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Artimanhas

Todo mundo conhece o "causo" daquele desocupado, que, ao sentir vontade de trabalhar, deita na rede e espera a vontade passar!
O Prof. Shmuel Gefiltfish y Mazzes me disse, que aquele sujeito ainda conseguia dormir o sono dos justos, descansando de um trabalho, que ele nem ao menos chegou a começar, a tentar fazer!

Além de você, eu e todas as outras pessoas conhecerem esse "causo" como sendo uma piadinha, há quem consiga valer-se dele... e bem!!!
Promotoras do Meio Ambiente e demais figurões do serviço público, ao marcar audiências públicas ou reuniões com cidadãos, que muitas melhorias têm a reivindicar.

Repare nos atrasos de mais de meia hora, de mais de uma hora!!!
Quanto maior o atraso da reunião, da audiência, melhor...
... pois enquanto as pessoa aflitas e preocupadas com o universo em que vivem, sentindo-se vilipendiadas, esperam pelos "figurões", elas vão falando de seus anseios, esperneando, se queixando, narrando fatos escabrosos, descrevendo problemas que sofrem a cada minuto por conta de um serviço público "meia boca"...

A reunião, a audiência pública, se é que não têm a data remarcada em cima da hora ou transferidas de lugar, invariavelmente é um tiro n´água e nada se resolve! Nada mesmo!!!
Porém o povo deixa o local da reunião, da audiência pública aliviado e com a nítida impressão de ter consertado o mundo... só por ter tido mais uma oportunidade de espernear!

Tem ainda outro bom exemplo tendo a ver com o "causo" daquele sujeito deitado na rede... ou como certos psicólogos costumam chamar atos de reserva ou ações compensatórias, ou como Freud diria : "Ersatzhandlungen".
Mas esse exemplo não posso colocar aqui neste e-mail...
Esse exemplo por demais relevante só pode ser revelado pelo próprio taverneiro Reinhard ao vivo e em cores!

Love Food ...mais um capítulo













As formas de se gastar dinheiro estão cada vez mais impessoais.
O armazém de secos e molhados, com o dono anotando a compra no caderninho, deu lugar ao supermercado faz tempo...
O rosto da pessoa, que lhe vende aquele carro, aquele apartamento, fica escondido atrás de um monitor.
A comida, na maioria das vezes, se resume numa bandeja cheia de coisas...e a brigada do restaurante chique se parece com um exército de soldadinhos de chumbo.
Não, isso não é mais uma alfinetada nas praças de alimentação de shopping centers! Muito pelo contrário! Será?
.
Com os apartamentos ficando cada vez menores, os shopping centers ganharam uma nova função: ser a sala de estar de toda a vizinhança.
Com tanta gente circulando e consumindo, com toda essa "festa de largo" acontecendo, não há como se ter serviço a la carte e tratamento pessoal, muito menos dedinho de prosa...
Pudera, com todo esse burburinho ensurdecedor não dá para se escutar mais nada...
Serviço a la carte e culinária artesanal, com o cheirinho gostoso da comida invadindo a sala, na medida que os taverneiros aprontam os pratos, só em espaços exclusivos como o Bistrô PortoSol.
Bistrô PortoSol, em seu décimo ano praticando o "Love Food"!
Love Food, a maneira impar de saciar o estômago, com ingredientes poderosos agindo nos humores internos e cutucando os hormônios, abrindo um apetite diferente!!!
Essa magia não tem preço!!! É o prêmio da sua sábia escolha!!!