terça-feira, 27 de abril de 2010

Barra : que violência?


Ontem ouvi na Rádio Metrópole uma pessoa convocando o público para a audiência que iria ter na Camara Municipal, sobre os problemas da Barra.
Todos os ouvintes devem ter sido curiosos, querendo saber quais eram todos esses problemas aos quais a pessoa se referiu.
Todos os ouvintes, inclusive eu, ouvimos a tal pessoa citar apenas um problema : Violência!
De que violência será que essa pessoa estava falando?
De assaltos, de arrombamentos, de assassinatos, de roubos?
Qual era a fonte que essa pessoa usou para chegar a essa conclusão?
Em que pesquisas ela se baseou para afirmar que a violência é o pior mal que a Barra anda sofrendo?
Ou será mais um palpite de uma dessas pessoas que não sai de casa depois das 18:00 horas, como aquela figura que recentemente deu entrevista sobre o uso de craque no Porto da Barra.
Gente, se alguém pode falar sobre o assunto segurança na Barra, esse alguém, sem falsa modéstia, sou eu.
Sou eu que vivo na rua, trabalho na rua na Barra todo dia até de madrugada e vejo o que se passa!
A Barra, graças à polícia e uma vantagem geográfica importante, é com certeza um dos bairros mais seguros da cidade!
É claro que turista babaca fantasiado de árvore de natal, cheio decordão de ouro e câmera fotográfica, é depenado num minuto...
Mas não só na Barra, como também em Paris, em New York eem Zurique.
O que falta àquelas pessoas "sem noção" é andarem na rua antesde darem palpites sem fundamento.... e se calar até descobrir que gente maltrapilha não é necessariamente assaltante perigoso.
Se há algum tipo de violência na Barra, essa violência está nas transgressões quotidianas.
Os embriões da violência estão no lixo jogado nas ruas e praças pelainexistência de lixeiras adequadas e /ou mal distribuídas, está nos transeuntes urinando nas ruas e defecando na praia pela falta de sanitários públicos.
A violênca também está na poluição sonora e nas manobras insegurase agressivas de certos motoristas de carros particulares e/ou de taxi e de ônibus.
A maior violência porém é a que a Barra sofre ao longo do ano com todo tipo de eventos que transformam a Barra num caos fedorento, causando prejuizos para moradores e comerciantes.
Os guardiães da Barra como a AMABARRA e SOS-BARRA peferem chafurdar num preconceito e numa suposta violência, em vez de enfentar os órgãos públicos que deveriam coibir as transgressões do quotidiano, admoestando e multando os transgressores...
preferem redigir cartas para Papai Noel em vez de enfrentar a Bahiatursa e demais órgãos oficiais, que costumam fazer bonito com o chapeu dos outros, ajudando os trios e blocos a encher as burras de dinheiro em detrimento de nós moradores e comerciantes.
Violência é o que foi denunciado através da matéria "Fundo da Folia"!
e tenho dito
Salvador, 27 de abril de 2010
Reinhard Lackinger

Nenhum comentário:

Postar um comentário