quarta-feira, 27 de julho de 2011

Avante Centroavante

Em sua coluna sobre futebol esta semana, Sócrates fala sobre os "reis" paparicados por todos, que, depois da derrota contra o Paraguai, tiveram que cair na "real"!


O que ele não disse, é que a culpa de mais essa atuação vergonhosa é da imprensa, que há décadas fatura alto, vendendo o mito do talento do jogador brasileiro, que a qualquer momento pode desequilibrar a partida e ganhar o jogo. Não nego essa possibilidade, mas essas jogadas miraculosas são cada vez mais raras! Para cada finta desconsertante em cores verde amarelo, com direito à pose para as câmaras, temos amargado umas dez partidas sem vencer. Para cada lance genial, passamos dez jogos morrendo de raiva!

A culpa é nossa! Temos sido nós que valorizamos demais a habilidade com a bola, achando um drible mais importante do que um gol!!!

Nunca pensei que um dia eu fosse dizer algo elogioso sobre a a ditadura militar, mas neste momento rendo a minha homenagem ao general Emílio Garrastazú Médici, que resolveu incluir o desengonçado Dario Peito de Aço na delegação da seleção de 70.

João Saldanha não topou, mas Zagalo engoliu o Dadá numa boa!

Digo isso, me lembrando que o Dadá Maravilha ou Dadá Beijaflor jogou há exatos 30 anos e em 1981 no meu Baêêêêa.

Dadá fazia muitos gols, sem se preocupar com a pose, sem se importar se ele saia bem na foto ou não. Dadá Maravilha ganhava dos zagueiro na corrida e estufafa a rede, Dadá Beijaflor cabeceava as bolas cruzadas, mesmo vindo meio rasteiras e a apenas um palmo do chão!

Mesmo assim, ele conseguiu ser ídolo e marcar até "gol do fantástico". Melhor, ele chegou a apostar que iria fazer o gol mais bonito da rodada e fez!

Será que a mídia, que vem endeusando "artistas da bola" e "rei do drible" não estaria de certa forma desestimulando jogadas de velocidade e força, evitando assim o surgimento de um novo Sérgio Chulapa, um novo Ronaldo Nazário, um novo Beijoca, um novo André Catimba, um novo Dario?


Cá entre nós, o "marreco" do Alexandre Pato não cabe na minha seleção e sim no elenco da novela global "Malhação".


Todos juntos vamos, pra frente Brasil, Brasil, salve a Seleção.... hehehe

Reinhard Lackinger

o taverneiro do Bistrô PortoSol www.reg.combr.net/bistro.htm





Nenhum comentário:

Postar um comentário