domingo, 21 de agosto de 2011

sobre anular o voto

Baba de criança.
Dois garotos formam os respectivos times entre os jogadores presentes. Eles escolhem alternadamente os que acham melhores, até os dois times estarem completos e em números iguais.
Funciona assim no mundo inteiro.
Agora imagina se um dos dois garotos se abstiver e não escolher ninguém.
Não haveria baba!
A vida pública é assim também! Um eterno baba. Não podemos simplesmente cair fora, desertar e achar, que o assunto, a peleja, a batalha, não é com a gente!
Você se lembra no que disse Berthold Brecht sobre o analfabeto político, não é???
É isso que eu gostaria de dizer para os que pensam em anular o precioso voto.
É nisso que penso agora, sabendo que mais e mais gente amiga decide anular o voto nas próximas eleições.
Ao mesmo tempo gostaria de saber como é o processo de naturalização de um estrangeiro no Brasil e quanto tempo demora.
Eu gostaria de poder votar ano que vem para prefeito e para vereador!
Não, não sei em quem votar, já que não sei ainda quem são os candidatos.
Sei apenas em quem eu não votaria de jeito nenhum!!!

Reinhard Lackinger
austríaco, sem nenhuma coloração partidária

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

é bucólico SIM!!!



Era 22:00horas mais ou menos, quando um carro parou na pracinha perto do Bistrô PortoSol.

Como o movimento de nossa taverna nessa quarta feira era fraco, aproveitei para sentar numa das cadeiras do passeio, curtindo a noite linda e agradável.

Nossa rua no Porto da Barra, a poucos metros da praia, durante o dia parece agitada como o mercado de Bagdá, de noite lembra a bucólica vila de Mar Grande dos anos de 1970.

Observei aquele carro estacionado na esquina. Luzes apagadas, atitude suspeita.

Os ocupantes não deveriam ser clientes meus, nem da academia de ginástica.

Depois de alguns minutos desceu um homem com roupa escura pela porta do carona, passou pelo Bistrô PortoSol, pela pizzaria e caminhou até a orla, onde o perdi de vista.

Depois de mais alguns minutos, outro homem saiu daquele automóvel pela mesma porta, vindo em minha direção. Era um jovem jornalista, conhecido meu.

Ele sentou comigo para conversar. Estavam numa missão secreta para assuntar o consumo e eventual tráfico de crack, além de outros crimes hediondos, chacinas e demais perversões. Atrocidades, que só acontecem em nosso bairro na cabecinha de gente sem noção, que não anda pela Barra à noite. São essas pessoas, enxergando em cada ser maltrapilho um perigoso assaltante, que dão as melhores entrevistas para os jornais. Basta juntar a foto de uma garota de progama, para que a mídia transforme o nosso bairro tranquilo em Sodoma e Gomorra.

Chega de babaquices!

Chega de delírios!

O Porto da Barra é um dos pedaços mais tranquilos e seguros de Salvador!

Não há "cracolândia" nem puteiro a céu aberto!!!

Há deficiências sim, quanto a urbanização! Culpa da incompetência do serviço público, que em vez de resolver os problemas básicos, como distribuir corretamente cestas de lixo e recompor as crateras nos passeios de pedra portuguesa, ilumina as copas das árvores, para o desgosto dos passarinhos e outros bichos que ali moram, transformando a nossa orla num cenário de peça infantil, em bolo de aniversário de criança e exemplo de mau gosto!

Falei ainda para o jovem jornalista que em 10 anos ali no passeio do Bistrô PortoSol, em momento algum tive a sensação de insegurança.

Se alguém fala mal do Porto da Barra, isso só pode ter uma razão: inveja! Inveja das "brabas"! Sai olho gordo! Sai ojú kokoró!

Se alguém quiser comprar uma pedra de crack ou dar um tapa num baseado, vai ter que ir para outro lugar!

O que rola no Porto da Barra é salsichão, chucrute, gulasch, carne suína defumada e cozida, com puré de maçã ou repolho roxo, preparados pelo trio do Bistrô PortoSol!...

Prost

Reinhard Lackinger

o taverneiro do Bistrô PortoSol

www.reg.combr.net/bistro.htm acessando esse site, você tem todas as informações para curtir esse espaço temático de culinária austro-húngara

domingo, 7 de agosto de 2011

Que categoria?!



Afrânio é um dos mais novos amigos de infância que ganhei ao longo dos 10 anos como taverneiro do Bistrô PortoSol.

Afrânio é um garotão risonho de 94 anos de idade, falando de seu mais novo projeto: Escrever um livro sobre os momentos que ele passou ao lado de todos os presidentes do Brasil ao longo dos últimos 60 anos.

Ontem, ele nos trouxe uma cópia da página de um livro de Pedro Calmon, exibindo, além da dedicatória desse notável autor baiano, os autógrafos de todos os presidentes, que governaram o Brasil desde os anos de 1950.

Afrânio é ou não é um homem ímpar?

Muitos brasileiros e muitas brasileiras são assim... Sui generis!

Brasileiros notáveis, porém sem-mídia, sem-holofotes, sem-públicidade!

Deve haver um exército de gente interessante por este país afora, cuja arte e cujo exemplo de vida poderiam enriquecer a nós todos.

Pessoas condenadas ao anonimato por não caberem numa categoria pre-existente!

Explico:

Só tem visibilidade, quem cabe numa daquelas molduras, que a nossa mídia disponibiliza.

Detalhe:

Algum nordestino virtuoso num instrumento musical qualquer, ganha no máximo 3 minutinhos de holofotes.

Quem não couber em nenhuma moldura pré-fabricada pela mídia, ficará para sempre no anonimato!

Quanto mais fácil de identificar o destaque, a "arte" e quanto mais comercial ela for, tanto maior a moldura e o tempo de exposição na mídia.


Você que pretende ficar conhecido, famoso e rico, lembre o seguinte:

O universo das bundas sacolejantes é infinitamente maior do que o das cabeças pensantes, capazes de interpretar um texto qualquer...

Até que ponto precisamos de publicações como a lista dos Best Sellers, o Guia Gault Millau, as revistas Caras, Forbes e Tititi, o Guiness Book of Records...além da programação dos shows de pagode, axé e parangolé neste fim de semana?


Se você pensa que este é mais uma "maluquice-cabeça", com a intenção de puxar a brasa para o salsichão de nosso Bistrô PortoSol, você acertou em cheio!

Aguardo a mais nova edição do suplemento da revista Veja, com os melhores restaurantes sendo avaliados, com culinária francesa, italiana, japonesa... pizzaria, churrascaria, creperia, enquanto espero há anos em vão pela inclusão de nossa culinária austríaca ou austro-húngara entre os estabelecimentos avaliados...

Será que o Guia 4Rodas este ano vai mencionar o nosso Love Food austro-húngaro, que praticamos no Bistrô PortoSol?

O Bistrô PortoSol é um espaço sui generis, mas até agora parece não caber em nenhuma classificação préexistente, embora pratiquemos há 10 anos essa culinária tradicional, simples e à moda antiga!

Graças a Deus há pessoas como Afrânio, que não precisam de ninguém que lhes diga aonde ir para comer gostoso.

Ele e Vera são clientes habitué do Bistrô PortoSol!

Prost

Reinhard Lackingero

taveneiro do Bistrô PortoSol