domingo, 16 de setembro de 2012

Na corte do Rei Momo - segunda parte
















Depois daquela explicação do Prof. Dr. Gefiltfish y Mazzes sobre "solidariedade recíproca" em nossa sociedade, os olhos do meu pensamento foram buscando imagens do Brasil colonial.
Não consegui enxergar nenhuma cena, com os moradores da Casa Grande demonstrando algum gesto solidário para com os escravos. Se pelo menos o tronco fosse de jacarandá e os grilhões de ouro maciço, igual aos adornos usados pelas copeiras escravas, que diante de visitantes tinham que ostentar a riqueza do sinhozinho, da sinhazinha.

Talvez tenha que partir do povão o primeiro passo para essa tal "solidariedade recíproca"!
"Bora" parar com a eculhambação! "Bora" acabar com a baderna; com a feiura ostensiva e de um padrão de beleza pouco convencional; "bora" deixar de usar roupas alheias ao gosto normalmente aceito; "bora" parar de gritar, de jogar lixo a esmo, de mijar para onde o pinto apontar... "bora" acabar com a farra dos porta-malas abertas para todo mundo ter que ouvir o mais novo hit do arrocha universitário e do parangolé do pós-doutorado!
Parece até que o populacho quer agredir "a gente bem" com esse comportamento desagradavel! Chega de bagunça, chega de desordem pública! Vamos cativar as elites assumindo Bôas Maneiras e se possível, ficar confinados nas ruelas da invasão em vez de invadir a praia dos "barão"!

Será que é esse o caminho? Será que é esse o primeiro passo para a gente ter uma sociedade mais gentil e amorosa???
Pensando melhor, o primeiro passo para ter uma sociedade mais bacana e mais justa não deveria ser dado pela elite?

Se enxergamos uma nação como empresa, o bom exemplo de uma convivência solidária começa com a presidência, com a diretoria!

Se você vê um gestor público beneficiando apenas uns poucos magnatas empreiteiros, do mercado imobiliário, do transporte urbano, da limpeza pública, os barões da muvuca, do carnaval etc. e pecebe que esse gestor tá cagando para o resto da cidade, ou seja, para as ruas e praças fora dos shopping centers e condomínios fechados, fica difícil pensar em "solidariedade recíproca"!

Reinhard Lackinger
p.s. não vai ter a terceira parte com Unkle Sam no papel do Rei Momo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário