segunda-feira, 11 de março de 2013
Cidade Dividida - texto dedicado às vitimas dos passeios defeituosos de Salvador
Quando cheguei na Bahia no fim dos anos de 1960 se falava em Cidade Alta e Cidade Baixa!
Houve ainda quem falasse em Cidade do Meio, referindo-se à Baixa dos Sapateiros.
De repente me dou conta de que já não se usa a dicotomia Cidade Alta, Cidade Baixa!
A cidade do Salvador de hoje é dividida em Guetos Particulares de Consumo e o resto da Cidade Abandonada e Negligenciada!
Não temos nada contra esses guetos em forma de shopping centers, marinas, aeroclubes e condomínios fechados com toda infrestrutura capaz de manter o morador confinado nessas ilhas assépticas e estéreis. Nada mesmo!
O que não acho correto, o poder público conspirar abertamente a favor desses guetos particulares e contra o espaço público do lado de fora desses templos de consumo.
O abandono, a negligência do espaço urbano, com calçadas destruídas e obstruídas por lixo, automóveis estacionados nos passeios, gente dormindo e ambulantes vem conspirando a favor dos guetos climatizados e ordeiros.
Os últimos prefeitos tem agido como vaqueiros!
Cada pedra protuguesa solta no caminho soltando um grito "éééé boi! ééééé booooi!
As últimas administrações municipais de Salvador foram eficientes auxiliares desses guetos particulares, que vem aumentando em número e de tamanho.
Digo e repito: as últimas administrações municipais de Salvador criaram a cultura do uso do automóvel como se fosse um acessório indispensável do cidadão.
Explico: com as calçadas desestimulando e repelindo o pedestre, o morador, em vez de caminhar confortavelmente até a loja, até o restaurante no próprio bairro, ele vai de carro, tentando estacionar o mais perto possível do destino... nem que seja em cima da calçada e em lugar proibido!
A cultura do uso indiscriminado do automóvel é bom apenas para os Guetos Particulares do Consumo! Refúgio lógico dos consumidores!
No dia em que a prefeitura resolver cuidar das calçadas, fazendo com que o morador se sinta confortável caminhando pelas ruas de sua vizinhânca, o fluxo de automóveis no bairro e na cidade irá diminuir drasticamente!
Espero que o novo prefeito consiga resistir às pressões dos guetos particulares e trabalhar para toda cidade!
Coisa que os antecessores não fizeram! Os esforços do João para a "não cobrança de estacionamento em shopping centers" não me deixam mentir!!!
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