sexta-feira, 29 de março de 2013



Sexta Feria Santa, 29 de abril, 464 anos Salvador

Contando para amigos de nossa viagem à minha terra natal, a Áustria, choquei-me com a reação, embora conhecida, porém inesperada!
Todos externaram a vontade de largar a vida em Salvador e ir morar lá fora!
Um disse querer viver nos Estados Unidos, outra falou que queria voltar para a França, para a Espanha...

Como todas essas pessoas que falaram isso passaram mêses e até anos morando no estrangeiro, fiquei mais pensativo ainda.
Opinião de novatos e turistas excursão deslumbrados com o Primeiro Mundo, a gente releva, não leva a sério, mas macaco velho querendo pular e despencar do galho da Bahia...

Eis a minha leitura do desejo de debandar:
o morador desta linda cidade praiana há anos e há várias adiministrações municipais desastradas sente a impossibilidade de se sentir cidadão, sente o peso da desordem pública e do conluio pérfido entre gestores públicos e empresas privadas ( Lixo, Transporte Urbano, Setor Imobiliário, Shoppings, Carnaval... ) e não vê saída, não enxerga a luz no fim do túnel!

Como cidadão e comerciante com um estabelecimento do lado de fora das ilhas de fantasia dos shoppings compreendo bem o sentimento de impotência desses nossos amigos.
Só não aceito a fuga, o abandono, a debandada!

Não se conserta em apenas 464 horas o que está errado há 464 anos!

Sei que a luta é feia, inglória, sobrando bordoada por todo lado, mas vale a pena!
Sei que há um monte de diabinhos azucrinando o juízo da gente, mas se formarmos um time, tiramos eles de letra!!!

A dor moral que senti desde quando acordei nesta Sexta Feira Santa por conta da desilusão de amigos queridos e da vontade de largar Salvador e ir embora, depois de escrever essas mal traçadas linhas já é suportável.
Não vamos desanimar!
Vou viajar, rever a terra natal, amigos e parentes que não vejo há muitos anos, mas no dia 23 de abril estarei de volta com todo gás e vontade de ajudar a transformar Salvador no pedaço mais lindo e ordeiro do mundo!

Até loguinho e Boa Páscoa

Reinhard Lackinger
o taverneiro austríaco do Porto da Barra



Nenhum comentário:

Postar um comentário