domingo, 28 de fevereiro de 2010

O rei está nu

A minha primeira reação à informação do fechamento do melhor restarurante do mundo, o El Bulli de Fernan Adrià, foi uma gargalhada!

Adrià, que inventou a "cozinha molecular", abre e fecha o restaurante de tempos em tempos, levando, segundo dizem, o resto do ano entre pesquisas e experimentos.
Seria mais um factoide, ou ele dispensou os empregados, pagando os direitos deles, zerando todas as pendências trabalhistas e tributárias?

Eu nunca fui fan da "cozinha molecular". Muito pelo contrário!
Como taverneiro austríaco e proprietário de um espaço temático, o Bistrô PortoSol, no Porto da Barra em Salvador, Bahia, estou a favor de comida de verdade.
Algo que não pode ser imitado, nem criado com espuminhas coloridas.

Para mim, a gente precisa poder mastigar a comida!

Apesar do que eu penso, no que eu acredito, sempre haverá público para charlatães nas mais diversas áreas!
Nos restaurantes, você é rodeado de recepcionistas, maîtres, garçons, cummis e manobristas, que nem repara no prato que pediu, nem percebe o sabor da comida.
Num show musical, com ou sem trio elétrico, os seus sentidos são captados por dançarinas e dançarinos, malabaristas e engoledores de fogo, que o talento ou não da cantora, do cantor, já não faz muita diferença.

Pois é, para uns, o conteúdo das coisas já era!
O que parece importar hoje é a alta definição, a "high definition" os babados que gravitam em torno de mediocridades e de gostos duvidosos.

Se Fernan Adrià não reabrir logo o El Bulli, virá outro para satisfazer os desejos de uma clientela para lá de "refinda", servindo, quem sabe, sorvete de sushi...

Reinhard Lackinger
Taverneiro do Bistrô PortoSol,
marqueteiro, blogueiro e twitteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário