segunda-feira, 1 de março de 2010

Olímpia 2010

Terminaram os Jogos Olímpicos de inverno de Vancouver.

Saudosista incorrigível como eu, vendo gente descendo picado morro abaixo, deixo aqui o meu comentário:

Antigamente e quando comecei a acompanhar esportes alpinos, bastava que os atletas tivessem talento e coragem para encarar a neve caida por cima das montanhas naturais e o gelo formado nas entranhas de fendas dos morros.

Hoje, os percursos nada mais tem de natural, parecendo pistas para carros de fórmula 1 a espera de esquis e trenós descendo ladeira abaixo em busca do melhor tempo.

Quanto mais lisinhas as pistas, mais fácil a descida, favorecendo os medíocres, compensando talento e coragem com tecnologia milionária mais ou menos legal, sem falar de métodos vindos de laboratórios, passando longe das montanhas nevadas.

Não me agrada essa robotização "frankensteiniana" dos atletas, do ser humano!!!Onde já se viu, tecnologia comprada com dinheiro, sabe-se lá vindo de onde, compensando talento e coragem? Esses esforços pouco olímpicos, me parecem uma desculpa esfarrapada !

Quem não consegue achar o caminho para uma humanização natural, procura a robotização artificial, criando fantoches fantasiados de atletas, transformando nós espectadores em "videotas" impotentes.

Para resgatar o lado humano da gente só posso sugerir um caminho: aquele que leva até o Bistrô PortoSol www.reg.combr.net/bistro.htm , onde se pratica uma gastronomia retrô, com petiscos e pratos preparados como antigamente, servidos em meio a uma decoração lembrando os anos 50 do século passado, com trilha sonora da mesma época.

Venha ser gente no Bistrô PortoSol nesta olimpíada... sabendo que olimpíada é o intervalo de 4 anos entre uma festa de jogos olímpicos e outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário