segunda-feira, 18 de abril de 2011

Atitude Bistrô
















Optando por uma pequenina taverna temática, como é o Bistrô PortoSol, a gente aposta todas as fichas no clima intimista tipo casa de família, para recriar com cada prato preparado na hora e de modo tradicional, os sabores de uma época, que se perde no passado e no Império Austro-Húngaro.

A única diferença para a cozinha da avó Maria Hatzl para a do Bistrô PortoSol do neto Reinhard, está no calor usado para o cozimento. Nós usamos gás de cozinha, minha mãe, Aloisia Hatzl Lackinger, nascida em 1915 usava energia elétrica e antes disso, lenha e carvão. Minha avó, em fins do século dezenove, deve ter usado apenas lenha e serragem prensada.

Optando por resgatar receitas da época em que eu era garoto lá na Áustria e reviver sabores, que eu trouxe na memória, executando cada detalhe como se fazia antigamente, cortando tudo com a faca e cozinhando os alimentos na frigideira, sem o uso de processadores, fritadeiras ou fornos micro-ondas, a gente consegue atender uma clientela seleta.

Pessoas, que compreendem a nossa proposta culinária! Gente, que aprecia o jeito de cozinhar, passado durante gerações de mãe para filha e finalmente para a nora Maria Alice.

Nesse mix de taverna, museu e teatro, com apenas três pessoas cuidando de cada detalhe, o ar intimista só muda e fica ligeiramente rarefeito com a presença de gente, que não entende a nossa proposta gastronômica.

Pois é, ocorre às vezes, que chega alguém que queira fazer do Bistrô PortoSol a continuação da farra iniciada na praia do Porto da Barra, zoar e soltar os bichos, como num boteco qualquer, comer antes da comida chegar à mesa, começando pela namorada logo ali no sofá...

Não, não tenho estrutura para servir cerveja, para quem quiser apenas beber!

Teriamos que largar trocentas vezes os nossos "afazeres temáticos", para levar mais uma geladinha... Além disso, o nosso espaço é limitado e dispomos de bebida gelada e gelo apenas para quem vem em busca de comida austríaca! Penso também seriamente em consultar uma fonoaudióloga, para aprender a dizer mui docemente para por favor tirar o pé na cadeira... é que essa postura não combina bem com o nosso Bistrô PortoSol. hehehe!

Optar por um espaço temático é motivo de alegria e descontração!

No nosso caso também é uma viagem no tempo!

www.reg.combr.net/bistro.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário