A palavra "disciplina", irmã da "pontualidade", não é o substantivo mais simpático em nosso vocabulário.
O que me surpreende, é a atitude de nossa gente brasileira diante da organizaçãodas coisas do primeiro mundo! Mais precisamente da Europa, já que não conheço os EUA.
Para a gente viver e conviver na Europa, é preciso ter disciplina e pontualidade. Pois então... Não conheço nenhum brasileiro que faça cara feia para a disciplina e a pontualidade exigida na Europa. Pelo contrário!
Neguinho se borra de dar risada diante de procedimentos e protocolos pouco inteligíveis... excluindo-se evidentemente a pontualidade.
Lembro de um domingo, em que chegamos em minha cidade natal de trem, vindo de Atenas. Um casal de brasileiros, Maria Alice e eu. Iríamos alugar um carro apenas na segunda feira, estando a mercê do transpórte público. Pois bem, nos divertimos enormemente com a pontualidade do ônibus local. O papelucho plastificado pendurado no ponto de ônibus nos avisava que o buzú austríaco ia chegar naquele ponto dentro de um minuto... e de fato, lá vinha ele em meio à rua praticamente deserta. Na Europa, a gente pode acertar o relógio, orientando-se pelos eventos que ocorrem ao longo do dia.
Acertamos o relógio ao encontrar um vizinho indo para o trabalho, vendo o Sr. August Sarsch abrindo a tabacaria dele, ou o porteiro da sala de cinema fechando a porta no início do jornal...
Aqui em Salvador, a gente pode acertar o relógio apenas ao passar pela Rua Cézar Zamano Porto da Barra, de terça a sábado.
Se o taverneiro estiver pondo o boneco com um papelucho plastificado na porta, o relógio marca exatamente 18:37h. Tá rebocado e bi-repicado... ou piripicado!!!
Será coincidência, que só não estranha as maluquices do taverneiro Reinhard do BistrôPortoSol, quem já morou lá fora, quem já teve contato com a cultura européia?
Pois bem, o taverneiro Reinhard não é nenhum bicho papão! Muito pelo contrário... porém um dos ingredientes imprescindíveis para a gastronomia praticada pelo casal Reinhard e Maria Alice Lackinger do Bistrô PortoSol tem a ver com essas mal traçadas linhas.
Prost
Reinhard Lackinger
o Taverneiro do Bistrô PortoSol
aberto de terça feira a sábado, a partir das 18:37horas
Rua Cézar Zama, 51, Porto da Barra defronte onde era o Manga Rosa
71 3264-7339 9963-6433
Nenhum comentário:
Postar um comentário