terça-feira, 5 de abril de 2011

Herança tosca!


Herança tosca,


ou,


toda ação tem a reação que merece...


Só que essa reação âs vezes vem tardia e atinge as pessoas erradas!


Depois de receber mais um e-mail ( Baianoterapia ) fazendo piada com os baianos, resolvi reagir e escrever um texto sobre o assunto!

É um tema ótimo para um doutorado, que deixo para outro desenvolver.

Como taverneiro tenho coisa melhor a fazer... e por falar no meu trabalho no Bistrô PortoSol, que devo abrir logo mais, vou ser curto e grosso!


Chega de papo de bêbado, chega de conversa de botequim inacabada de que baiano é isso, é aquilo, que é mal educado, indisciplinado, que é preguiçoso, impontual, folgado, lerdo e o skambau!


Chega! Não quero ouvir mais nenhuma piadinha de baiano!!!


Se não tivessemos aprendido a história do Brasil e da Bahia só para passarno vestibular, talvez compreendêssemos hoje melhor o nosso próprio comportamento!


Estarei errado, se eu afirmar que esse nosso comportamento revela fragmentos de reações à ações dos senhores escravocratas e de uma sociedade feudal teoricamente extinta há mais de 100 anos?


Penso que da época de sinhazinha e de sinhozinho sobrou bem mais do quea peruca, a roupa e o rapapé do mestre-sala das escolas de samba!


Há senhoras e senhores feudais anacrônicos, que Cláudio Lembo chama de"nossa elite branca".


O observador atento num instante descobre na nossa sociedade baiana trocentos exemplos, em que "gente bem" imita os senhores feudais de outrora.


Nem sempre dá vontade de rir dessa boçalidade, dessa empáfia, dessapostura caricata!

Na maioria das vezes perdemos a razão, reagindo mal!

Na maioria das vezes perdemos a razão, apelando para um comportamento hostil!

Na maioria das vezes nos defendemos, sendo indisciplinados, mal educados, impontuais... e quem acha que baiano é lerdo e lento, porque é preguiçosose engana!

Não se trata de nenhuma lentidão passiva e sim de um tipo de desobediência civil, uma reação à ordens arrogantes de algum patrão, que perdeu o rumo dahistória!


É "feudo" ter que conviver até hoje com caricaturas da era feudal!


Em vez de fazer piadas com "baianos", que tal brincar com o comportamento caricato dos que insistem em bancar sinhazinha e sinhozinho, com gestos, que você conhece no mínimo tão bem quanto eu!


Quem sabe, assim a gente consegue rir da arrogância mambembe dos que parecem ter o "rei na barriga".

Quem sabe, a nossa sociedade não se torna assim mais cordial?


Salvador, 5 de abril de 2011


Reinhard Lackinger

Nenhum comentário:

Postar um comentário