quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Sobre os caminhos das artes

Estava conversando com Bernardo o bardo, quando chegou Marija Rivotrilova, cantora eslovaca radicada há décadas no Bisurdistão.

Coinciência ou não, ontem foi o dia do compositor! Bernardo se considera poeta da direita, Marija tende para a esquerda, embora, segundo confessou, se sinta rejeitada e segregada até pelas forças progressistas do Bisurdistão. Como conheço bem Bernardo o bardo, eu esperava uma discussão acalorada, mas nada disso aconteceu.
Marija Rivotrilova nos contou que como cantora estrangeira no Bisurdistão anda comendo o pão que o capeta amassou. As baladas dela, protestando contra a situação caótica no Bisurdistão, são ignoradas e desdenhadas tanto pela direita quanto pela esquerda. Apesar disso não pensa em deixar aquele "país encantador e apaixonantemente maluco à beira do Mar Asmo"... palavras dela!
Mesmo tendo que conviver diariamente com cenas absurdas e grotescas, vendo nulidades sendo incensadas pela mídia e içadas aos céus, se sentindo que nem o personagem principal de "Os Rinocerontes". Essa peça de teatro, segundo ela, não existiria, se o dramaturgo Eugène Ionesco um dia não tivesse passado o mesmo aperto no coração!
- Quanto maiores as adversidades e a solidão, mais forte eu me sinto, com maior clareza enxergo o Bisurdistão e o mundo, compondo cada vez melhor -, disse ela.
Bernardo o bardo aproveitou a pequena pausa para declamar uma das poesias "anti-comunistas" dele.
Marija Rivotrilova achou curioso alguém declarar ser "poeta da direita", já que a maioria esmagadora dos artistas se considera de esquerda!
- Os conservadores são muito previsíveis! A "direita" faz apenas o que se espera dela! -, disse Marija Rivotrilova.
- Os progressistas, ou seja, pessoas conscientes vindas da periferia, cidadãos vulneráveis, segregados e negligeniados pelos governos e pelas elites são obrigados da dar nó em pingo de água, de se virar e criar novas formas de viver e de se expressar.
Aos meus olhos, a esquerda, apesar de todas as cabeçadas, tropeços e espertezas bisonhas, é mais interessante e até mais simpática do que a direita ensimesmada e um tantiho fútil -, falou Marija Rivotrilova.
- Assim que terminar o Festival de Inverno do Bisurdistão, voltarei para o meu lindo bairro à beira do Mar Asmo.... aliás, tudo aquilo que os artistas apresentarão esse ano durante o Festival de Inverno é justamente o que se espera daquelas figuras caricatas... ou seja, estrondos ensurdecedores, corpos malhados, peitos siliconados, a mesma liturgia de sempre, ou seja, mãos para cima, bunda par trás e txá txá txá... -, disse Marija Rivotrilova rindo para as paredes do Bistrô PortoSol cheias de fotos de atrizes, atores e cartazes de cinema... e virando-se para Bernardo o bardo, ela falou:- entre direita e esquerda, prefiro escolher o impossível!!! Lá, a concorrência é menor e não corro o risco de ser mal interpretada!! -

Nenhum comentário:

Postar um comentário