terça-feira, 23 de julho de 2013

Revisando Das Kapital de Karl Marx

Se entendi o livro DAS KAPITAL de Karl Marx, que viveu entre o fim do século XIX e início do século XX, havia para ele de um lado o capital e do outro a força bruta da mão de obra!
Com o tempo essa ideia pegou e levou alguns povos a se rebelar contra o que acharam ser injustiça social.

Em alguns países, a partir da segunda década do século XX houve radicalização total que durou uns 70 anos!

Não tenho ideia de como teria sido isso, pois nunca passei por situação semelhante.
Já vi por esse Brasilzão patrão tratar empregado como imagino que tenha sido na época de Karl Marx e patroa conspirando contra um possível casamento de sua empregada, mas revolta ainda não vi, a não ser pela televisão e neste mês de junho de 2013.

Curioso é que parece que os revoltados de hoje estão mais para caneta Mont Blanc do que para enxada facão... são mais para sinhzozinho e feitor do que para gente escrava da senzala.

Faltou alguém para dizer a esses manifestantes que o comunismo acabou faz mais de um quarto de século e que nesses 70 anos de comunismo e socialismo ocorreu um fenômeno interessante com que Karl Marx certamente não contou!!
Ao longo dos anos surgiu como por encanto um capital considerável nas mãos da massa trabalhadora. Um capital em forma de conhecimento, de KNOW HOW, concorrendo com a grana dos antigos capitalistas!!!

Pois é, o mundo mudou!
Ou melhor, o mundo está mudando!
É preciso avisar aos anticomunistas anacrônicos de plantão!



Nenhum comentário:

Postar um comentário