domingo, 31 de janeiro de 2010

A maldição da "muvuca"

Por que será que países, do que lugares com um litoral bem menos atrativo do que o nosso ganham do Brasil de goleada em receitas com turismo?

Falo da Espanha, da França, da Itália, da Grécia... embora nossos campos lindos tenham mais flores, o extenso litoral um clima mais agradável, águas mornas do mar, areias finas das praias, sem falar do custo de vida... que só não é mais atrativo por causa do serviço precário oferecido pela nossa "indústria sem chaminés".

- Ah, nós temos o melhor e o maior carnaval do mundo -, dizem os "muvucocratas", ganhando horrores, enchendo apenas os bolsos deles e de seus sócios dentro e fora do governo!

Será que eu estou tão equivocado em dizer que lugares como Marbella, Cagnes-sur-mer, LignanoSabbiadoro ou Palaiokastritsa têm uma receita per capita com turismo inúmeras vezes maior do que Salvador, justamente por não haver por lá nada comparado com a nossa "muvuca" ?

Você não vai querer comparar o nosso inferno tacanho como o mardi gras de New Orleans, não é?

Você já reparou que desde que inventaram de colocar o carnaval na Barra, ou seja, o inferno no que os "muvucocratas" transformaram o carnaval, nenhum novo hotel de luxo foi construído ao longo do circuito Barra-Ondina?
Hoteleiro não rasga dinheiro!
Muito menos turista de bom nível sócio-econômico.
Nenhum hoteleiro vai investir num equipamento para turista de porte-monnaie recheado de dólar ou euro, sabendo que vai haver "muvuca" barulhenta e fedorenta na porta, de lado de fora da janela dia sim, outro também!...

E não me venha dizer que Espanha, França, Itália, Croácia e Grécia faturam mais com turismo porque ficam mais perto da terra natal dos turistas.
Perdemos de goleada até de países do sudeste da Ásia, da Tailância etc., lugares bem meis longe que o Brasil!
Por que? Porque por lá a estrutura turística e hoteleira é melhor do que aqui!

Turista bom quer conforto e segurança. Segurança de poder conversar com você numa língua que ele entende. Até turista esquimó fala inglês...

Diante dos ouvidos de minha imaginação ouço gente dizer: "Que nada... tudo besteira... o bom é erguer um camarote em frente de hotéis decadentes e em cima de bombas de combustível e haja grana... até quando... hasta quando, hasta quando... aumentando o som do meu CD-player, curtindo a voz rouca de Nat King Cole... para não ouvir nosso dinheiro sendo rasgado por não sabermos como ganhá-lo com turismo de qualidade, como fazem a Espanha, a França, a Itália...!!!

Reinhard Lackinger
posgraduado em administração hoteleira

Nenhum comentário:

Postar um comentário