domingo, 29 de abril de 2012

Bobagens dominicais

Aplaudi a aprovação das cotas para negros e pardos. Só não concordei com a opinião de um dos ministros dizendo que essa lei "veio para ficar"!
Penso qu ela seja necessária, porém transitória.
Penso que essa lei vai democratizar eventuais injustiças sociais ainda existentes no Brasil, obrigando cada um de nós carregar um pouco daquela cruz que até então pesava apenas nos ombros dos negros e pardos!
Ou seja, essa lei vai espalhar o cocô das desigualdades por todos nós!

Sempre pensei que minha alma fosse isenta de sentimentos de racismo! O máximo que me permitia era enxergar traços de comportamentos oriundos do cativeiro, da senzala, dos grilhões, mas também dos tronos de reinos africanos... sem esquecer de tudo de errado que os negros aprenderam dos ocupantes da casa grande...
É assim que compreendo o fenómeno do Rei Pelé.

Vendo imagens de índios invadindo terras no sul da Bahia, entoando canções e dançando, protestando assim contra os invasores brancos, fico sem entender o que se passa!Que índios são esses?Esses supostos donos daquelas terras não teríam de andar pelados, ter uma pele cor de cobre, cabelos prtetos, lisos escorridos... e feições de índio?
Mas o que vejo são figuras vestidas, fantasiadas de branco, apesar dos cocares e demais adereços típicos de índios.
Vejo também a pele sendo mais para negro e pardo do que para índio! O mesmo digo das feições dos que são entrevistados pelos repórteres de TV.Se eu fosse atropólogo, certamente teria respostas para essas questões um tanto complicadas, livrando-me dessa minha ignorância.Como leigo nutro uma leve dúvida se aqueles grupos que reivindicam extensas áreas no sul da Bahia são realmente legítimos herdeiros daquele mundão de terras férteis, e se não há outros interesses em jogo além do índio querer voltar a caçar peladinho da Silva... ou melhor, na selva.

Como os atuais donos daquelas terras conseguiram a posse das fazdendas ora invadidas, todos nós sabemos.. enquanto o nosso "grande irmão banco", que já demarcou áreas indígenas bem maiores nesse Brasilzão, anda empurrando o problema do sul da Bahia com a barriga.

O que nada tem a ver com esse assunto, mas se apresenta como produto marginal de minha ignorância étnica, é o meu olho grudado em feições que eu acho pertencerem a índios.Anacleto, "namorido" de Madalena, empregada na casa de meus sogros tinha feições de índio, apesar de sararámiolo. Outro representante legítimo de nosso indígenas é um cacique de Cachoeira de Itapemirim, o nosso Rei Roberto Carlos... e o ator global Murilo Rosa, que é a cara do mais emotivo dos brasileiros, deve ser da mesma tribo do Roberto...chega de maluquices por hoje

Prost

Reinhard Lackinger

2 comentários:

  1. Hoje descobri mais uma fonte de leitura interessantíssima. Gostei muito desse texto e de seu tom saudoso/realista/inteligente.
    Um abraço!
    Queila

    ResponderExcluir