domingo, 8 de abril de 2012

sobre a ressurreição de nossa democracia

Como amante de analogias e otimista incorrigível vejo um fio vermelho correndo entre a Passagem ( Pessach, Páscoa ) e a democracia de nações que num passado recente eram lideradas por ditadores. Vejo instituições democráticas ressurgindo de regimes totalitários.

É compreensível que como austríaco eu pense logo nos governos que sucederam o regime nazista... e em seguida no Brasil, na Argentina, no Paraguai, no Chile.
Regimes totalitários costumam governar com mão de ferro, valendo-se de estímulos negativos, ou seja... "escreveu, não leu, pau comeu"!

Na China, a bala que executa quem ouse atravessar a rua fora da faixa de pedestre, ou cometa um delito igualmente grave, é cobrada da família do defunto.
Na Alemanha nazista, quem não demonstrasse abertamente ser torcedor do Führer, do Adolf, do "Bigodinho" com um fervor comparável ao choro copioso dos coreanos do norte com a morte de Kim Jong-Il, corria o risco de ser preso e internado num campo de concentração.
Em regimes totalitários, como já diz o nome, não há oposição. Todo cidadão sabe quem manda! A tarefa de cada um é obedecer!
Além de não haver oposição, nas ditaduras também não costuma haver direitos humanos nem imprensa livre.

Falando dessa Passagem no Brasil, lembro que num determinado momento passamos a ter dois partidos: ARENA e MDB.
O medo de ser da oposição - especialmente no interiro do país - ainda era tão grande, que em vez de ter MDB, a oposição de certos cafundós preferia ser chamada de ARENA2.
Quem viveu aquela época ainda sabe quais eram os políticos daquelas duas agremiações políticas, lembra do Ulisses, do Tancredo... e do Amaral Netto - cruz credo mangalô três vezes - .

Desde a redemocratização muita coisa mudou! Já não temos mais apenas dois partidos políticos!A democracia do Brasil atual é do tamanho deste país continental. (1)
Hoje temos direitos humanos... maomeno... temos liberdade de imprensa... tá legal, temos... e temos oposição, embora nem eu, nem você saibamos quem são os oposicionistas no âmbito municipal, estadual ou federal.

Lhe dou um grande ovo de páscoa recheado se você for capaz de enumerar todos os "trocentos" partidos políticos existentes no Brasil de hoje e dizer se esse ou aquele apoia o governo ou é oposição.... nos três níveis de competência.
Aliás, se acertar essa questão não lhe dou um simples ovo de páscoa de chocolate e sim o mais precioso dos Ovos Fabergé!!!

abraços democráticos

Reinhard Lackinger
p.s. Você conhece alguma democracia séria com mais de meia dúzia de partidos políticos?






(1) Tô de sacanagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário