quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Aldous Huxley rides again







.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Em seu romance "Admirável Novo Mundo", Aldous Huxley brinca com utopias.
.
Ele fala de uma sociedade perfeita, na qual não há estresses provocados por problemas menores, como a paternidade, a maternidade, ou a paixão por um time de futebol e o medo de jamais conseguir uma estrela sequer na camisa do clube do coração.
.
Uma sociedade dividida em seres Alpha, Beta, Gama, Delta.. com cada um conhecendo o seu lugar e feliz... com a ajuda de hipnose e umas drogazinhas de nada.
A história de "Admirável Mundo Novo" passa num mundo plastificado, estéril, asséptico, meio sem vida e completamente controlado, que se parece muito com um Shopping Center e um Condomínio Fechado tipo Alpha-World.
Importante notar, é que o tal "Admirável Mundo Novo" não ocupa toda área do planeta.
Há lugares nesse mundo, considerados pelos líderes e magnatas imobiliários, sem condição alguma para serem desenvolvidos. Essas áreas, ao sul do Texas, ao Sul de Gibraltar e a leste de Hodmezövasahely, são considerados reservas indígenas e só servem como atrações turísticas.
.
Nessas reservas, pessoas ainda têm filhos, ainda crêem em Deus, ainda têm um monte de dúvidas e até escrúpulos. Nessas reservas ainda há vida, tavernas transadinhas como o Bistrô PortoSol, com as pessoas usando todo o seu potencial... isto é, braços, pernas e coração para amar, comer gostoso, se virar para sobreviver e torcer pelo Baêêêa.
.
Algum dia, visitando o Mercado Modêlo, li numa das paredes que Aldous Huxley havia estado em Salvador.
Não lembro a data. Deve ter sido depois de escrever "Admirável Mundo Novo".
Caso contrário, eu poderia pensar que Huxley teve uma premonição.
.
Salvador, ano 710 AF e um dia depois de inaugurar mais um Shopping Center
.
Reinhard Lackinger
taverneiro Alpha ++ ;-))

Nenhum comentário:

Postar um comentário