segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A história do Trigo na Bahia




.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
A foto acima mostra o Eng. Haroldo Lopes de Sá
O texo a seguir é de Pedro Gabrielli, colega e amigo de Haroldo Sá.
.
Campanha do Trigo na Bahia.
.
A população da Bahia desconhece que já houve colheita de trigo em duas safras recordes no governo de Octávio Mangabeira, sob o planejamento e supervisão do engenheiro Haroldo Lopes de Sá, então Secretario das Municipalidades e membro da Comissão de Planejamento Econômico do governo, na gestão de Rômulo Almeida.
.
Por ser uma região rica em calcário, com terrenos típicos para a colheita de cebola, uva e trigo, foi selecionada uma grande área no vale do rio Jequiriçá, na cidade de Jaguaquara, junto aos vales do Paraguaçu e do S. Francisco, para o plantio pioneiro de trigo.
.
O sucesso foi tremendo!
Porém a colheita foi sabotada pelos grupos que dominavam (dominam ainda hoje?) a importação do trigo canadense e argentino.
Houve um boicote às maquinas colheitadeiras, para que o trigo germinasse e se perdesse no talo, uma vez que, se não colhido quando maduro, apodrece e perde-se no pé.
.
Nessa época, o ministro da educação era o dono e fundador do Jornal A TARDE, Ernesto Simões Filho, que utilizando seu prestigio de ministro do governo, rompeu todas as barreiras e conseguiu as máquinas que propiciaram a inauguração da primeira moagem do Moinho Salvador, recém instalado em nossa Cidade.
.
O trigo foi colhido em duas safras, quando os melhores resultados canadenses e argentinos se restringem a apenas uma anualmente.
Segundo dados da época - anos quarenta e inicio dos cinqüenta - os três vales citados teriam condições de abastecer todo o Brasil e América Latina do grão tão precioso.
.
Com a saída do Engenheiro Agrônomo Haroldo Sá do empreendimento, o projeto foi esquecido e retomado o dispendioso esquema de importações da commodity que representava (representa?) a segunda maior pauta de gastos de divisas do Brasil.
Lamentável.
.
Pedro Gabrielli

2 comentários:

  1. Caro Pedro,
    até quando o Brasil continuará esse "paraíso" para lobistas e intermediários sem escrúpulos?
    O velho Haroldo sempre foi batalhador e se caracterizou pela coragem em enfrentar desafios. Foi assim na própria Petrobrás, onde o conheci.
    E uma curiosidade: foi um grande poeta...
    Adailton Araujo

    ResponderExcluir
  2. Estarei muito equivocado se comparasse o TRIGO de ontem com o Pré-Sal de hoje?

    ResponderExcluir