sexta-feira, 5 de novembro de 2010

História de um presépio


.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
História de um presépio
.
Hoje quero contar uma história sobe um presépio, que pode ficar em São Paulo, em Florianópolis ou em Itaquaquecetubamonhangaba.
Um lindo presépio, com figuras esculpidas à mão pelos artistas hábeis de Treze Tílias.
No meio dele, o menino Jesus e o casal Maria, mãe de Deus e São José.
No fundo, boi e jumento.
Perto da estrela guia de Belém, que ficava na cumieira do estábulo e caiu ano passado, à beira do telhado, há os dois anjinhos portando harpa e trombeta.
O entorno da manjedora está cheio de pastores com suas respectivas ovelhas.
.
O grupo de crianças, que costuma cercar o presépio durante a época de natal, tem ficado pequeno com o passar dos anos.
Os olhos da meninada diante dele já não brilham como antes.
Elas parecem fitar apenas as palmas das próprias mãos, que emanam silvos estranhos, parecendo o piar de pintos eletrônicos.
.
Na semana que antecede o primeiro domingo de advento, o capelão, ajudante do vigário decidiu adicionar às antigas imagens de madeira, figuras de Playmobil e outros "clássicos" famosos do universo dos brinquedos.
.
Resultado: as crianças ficaram estupefatas e sem fala, enquanto os adultos faziam diversos comentários.
Um idoso achou que o Tyrannosauro rex não combinava com o ambiente, mas o senhor vigário estava contente.
Há muito tempo ele não via tantas crianças e até adultos diante do presépio de sua igreja.
.
- Figuras de animais utilitários, criaturas mansas e imitações de gente pacata e ordeira podem permanecer -, disse dona Porcina Porciúncula Stronzo, puxadora do terço durante o rosário. - Criaturas de Deus, tudo bem, mas bestas feras e monstros devem ser retirados já -, concluiu ela com timbre alterado.
.
O capelão, um idealista apaixonado pelo "social", aproveitou a discussão para comparar as figuras rejeitadas entre as peças Playmobil com os beneficiários do bolsa família e novos consumidores, atualmente disputando o espaço em supermercados com "gente bem"...
.
- Está tudo bem -, disse o senhor vigário, botando panos quentes. - Está tudo bem... mas uma Barbie seminua realmente não cabe no local. Alem disso, acho que não foi uma boa idéia querer compensar a ausência da estrela de Belém com a do PT.
.
Reinhard Lackinger

Nenhum comentário:

Postar um comentário