segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Questão de postura




.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Nossa cultura, a depender do momento, exige certa liturgia.
.
Dificilmente você verá um padre católico celebrar uma missa solene, vestindo a mesma roupa com a qual ele anda na rua.
.
Dizem, que é a coroa na cabeça que dá ao soberano a postura real... e você já viu algum coronel matutão sem aquele chapéu preto?
.
Nós austríacos somos bons nesse cerimonial da roupa adequada para cada ocasião e para cada ambiente.
Conta-se que no chiquérrimo Hotel Sacher de Viena, nos anos 60 do século passado, o multimilionário e famosíssimo regente Herbert von Karajan foi barrado ao querer entrar num ambiente, onde a gravata era obrigatória.
Karajan, como se sabe, só andava com blazer e sueter com gola rolé.
Lá, um reles empregado barrou o figurão, enquanto por aqui até o dono do estabelecimento iria borrar-se até o pescoço... de admiração, subserviência e medo...
.
Penso nisso toda vez que percebo gente seminua, sem camisa em espaços mais ou menos populares como supermercados, apesar da proibição estampada em letras garrafais bem na entrada.
.
De gente com corpo coberto decentemente se espera um comportamento civilizado e não invasivo, enquanto que uma pessoa seminua parece estar vestida para gandaia, pronta para zoar e aprontar todas!
.
Penso nisso, enquanto me lembro do fechamento do glamouroso Hotel da Bahia, enquanto o Hotel Sacher vai muitíssimo bem, obrigado!
.
Epílogo... Penso também nos outros hotéis de Salvador, que já viram dias melhores e principalmente noites mais calmas, mais "família" ...isto é, sem rameiras, sem putas, para quem ainda não entendeu onde quero chegar.
.
Basta olhar em volta, vendo a bagunça na rua, a imundice e a poluição sonora, para descobrir o porquê Salvador não é destino para turista tipo caixa alta, como por exemplo Mônaco, como Nice, Corfú, Marbella etc.
.
Belezas natuaris e arquitetônicas temos de sobra!
Também temos o melhor mar para velejar, uma história e uma cozinha interessantíssima, ganhando de qualquer outra cidade do mundo!
Só que são os outros, que vem faturando alto com turismo... não nós!
,
Pois é, me corta o coração vendo o pedaço mais lindo do sistema solar, servindo apenas de cenário porno-erótico para gringos tipo "pé-sujo", sem modos, sem cultura e sem grana, se enrolando com sacizeiros locais e putas, ao som exageradamente amplificado do que temos de pior na MPB.
.
Enquanto o poder público insistir nessa soap-opera horrível, nessa tragicomédia de péssimo gosto, vamos continuar perdendo bilhões em receita com turismo de qualidade.
.
"Pé de chinelo" seminu sendo tolerado em supermercado, mostra bem às quantas anda a nossa auto-estima.
Gerente de supermercado prefere ganhar uma merreca, mesmo sabendo que com essa falta de postura pode afugentar cliente bom e habitué.
.
Não nos faltam apenas turistas de qualidade.
Antes disso necessitamos de políticos de qualidade, com postura de gente grande... e coragem para"peitar" as nulidades que nos últimos anos se adonaram da Barra!
.
Basta tirar a muvuca da Barra, da Ondina... e as putas fuleiras, garotos de programa... e os sacizeiros sumirão por si, deixando espaço livre para novos equipamentos hoteleiros e turistas classe "A", fequentadores em potencial do Bistrô PortoSol, é claro!
.
Quem ainda não entendeu o que quero dizer com este texto, basta vir ao Bistrô PortoSol e conferir a frequência. para saber o que eu chamo de cliente classe "A"!
"Turistas" nota 10 daqui mesmo, soteropolitanos ou não, brasileiros, gente finíssima, viajando através do cardápio austro-húngaro, a botdo de uma nau chamada Bistrô PortoSol, com uma tripulação diferente de tudo que você já viu... a começar pelo taverneiro ;-)))

Nenhum comentário:

Postar um comentário