quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Consenso na panela!







.
.
.
.
- Aqui no Bistrô PortoSol não se discute religião, nem futebol, muito menos política -, costumo dizer, como se algum cliente fosse se importar com o que eu quero e deixo de querer.
.
Dos três, religião é o tema menos frequente... graças a Deus!
.
Os outros dois assuntos se parecem! Eles são amarrados a algum evento e se confundem na paixão!
.
O futebol é tema antes e depois de um jogo importante e política antes e depois de eleições.
O resto do tempo, repórteres esportivos correm atrás de notícias, comentando até fofocas envolvendo namoradas de jogadores, enquanto aquele que mais tem se exaltado nas discussões políticas, não vai nem para a reunião de condomínio do prédio onde mora.
.
A maioria absoluta das conversas sobre partidos políticos se parecem com discussões envolvendo times de futebol!
O torcedor do Bahia vê os lances do Ba-Vi como nenhum torcedor do Vitória os vê.
Torcedores do Corintnhias e torcedores do Palmeiras vêem partidas diferentes, como também os torcedores do Fluminense assistem a um Fla-Flu diferente dos torcedores do rubronegro carioca.
.
O político que para um cidadão é o maior calhorda, mentiroso e safado, para o outro é um herói, um parlamentar abnegado, enfrentando até negociatas caóticas e moralmente duvidosas, sacrificando-se para o bem da nação...
... além disso, quem é que não adora um escândalo envolvendo o nome de um político do partido rival?
Uma manchete nos jornais estampando os podres de um deputado ou senador do partido adversário é festejada como um gol de placa marcado por um craque de nosso time, não é?
.
Pode ser que todos esses excessos de paixão sejam apenas jogo de cena plantado por quem tem interesses, à primera vista transparentes e invisíveis aos nossos olhos, mas a gente aprecia um circo, pois não?
Eu mesmo... Basta eu ver a garotada disputando alguma peleja, já estou torcendo!
.
Dificil mesmo é discernir, batalhar pelo nosso espaço, se mexer para o bem de nosso bairro!
.
Declarar o apoio a um ou outro candidato, para uns é como escolher entre uma pizza com calabresa e uma pizza com muzzarela de búfala com rúcula.
.
Há quem consiga fugir da dicotomia simplória, do preto e branco dos jornais sensacionalistas e analisar a política como quem estuda o extenso cardápio do Bistrô PortoSol.
.
Como cidadão percebo que há cada vez mais eleitores conscientes apesar de tudo.
Como taverneiro percebo que há cada vez mais gente querendo experimentar sabores fora do circuito pizzaria, creperia, churrascaria, sushi-sashimi, escondidinho e bolinho de charaque.
.
Portanto... chega de discussões inúteis sobre religião, política e futebol. É bem mais agradável falar sobre comida, sobre temperos, sobre cerveja, sobre vinhos, sobre destilados de frutas.
.
Prost
.
Reinhard Lackinger
o taveneiro do Bistrô PortoSol www.reg.combr.net/bistro.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário