sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Analisando um tipo de Patriotismo "micro"!


.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Patriotismo: substantivo masculino, significando Amor à Pátria!
O patriota é aquele que ama o Brasil como o torcedor do Baêêêa ama o Baêêêêa!
.
Conheço uns malucos que se incomodam até com o que acontece de errado no Sudão, em Honduras, discursam durante horas sobre os campos de concentração da Austrália*, mais precisamente de um lugar chamado Woomera, onde imigrantes ilegais são guardados como bichos até serem deportados e devolvidos aos paises de origem.
.
Eu me satisfaço em bradar contra as mazelas soteropolitanas e baianas, vendo com lente de aumento os problemas da Barra e arredores, já que ocupo uns poucos metros quadrados para morar e outros tantos para praticar gastronomia temática austro-húngara.
.
Para o Porto da Barra, mais precisamente para a Rua Cézar Zama, onde fica o Bistrô PortoSol, quero ordem e limpeza e gente que compreenda a nossa proposta gastro-etílica.
Neste último quesito estou bem, graças a Deus.
.
O problema são as pessoas que não se sentem donas de nada, de coisa nenhuma... por terem sido empurradas séculos a fio para a margem da sociedade.
Gente que nada possui além do próprio corpo... para o qual almeja apenas um sapato bom, uma calça boa, uma camisa boa, com bolso para guardar um telefone móvel, falando, telefonando, gritando para dentro do celular para todo mundo ouvir, enquanto leva o latão de Skol ao beiço...
.
Chamo este comportamento de "patriotismo corporal" quando nada importa além da própria pele... e o resto do mundo que se dane.. e afogue no lixo, na urina, no cocô que essa gente produz e habilmente espalha pelos bairros nobres de Salvador... com a ajuda da Bahiatursa, da Prefeitura etc. ávidos em promover eventos e fazer bonito com o chepau dos outros... de nós que pagamos IPTU e o mico por apostar em morar num lugar que em termos de beleza natural e arquiteônica dá de goleada em qualquer St. Tropez, Sveti Stefan e Palaiokastritsa da vida.
.
Ora, se essa gente tem dinheiro para ter telefone celular e o latão de Skol, que acaba de jogar no chão e na boca de lobo, certamente terá como pagar uma multa se houvesse algum policial instruido para coibir transgressões e para cuidar desses detalhes da ordem pública.
.
Penso que a violência começa nessas pequenas agressões... e não apenas quando alguém saca e dispara uma arma!!!
São esses pequenos gestos de desordem pública, que relevamos e ignoramos solenemente, os embriões da violência!
.
No dia em que em Salvador houver mais respeito ao próximo e o tipo de ordem que acabo de citar, o meu faturamento certamente melhorará e... quem sabe, poderei trocar o meu Gol seminovo, ano 1999 por um carro menos velho.. ;-))
.
Reinhard Lackinger,
falando diretamente do Porto da Barra, espaço mais lindo do mundo e que só por isso merece todo nosso respeito e cuidado, merece ser frequentado, aproveitando a segurança, o estacionamento fácil e a simpatia quase amor de um taverneiro austíaco...
.

* eu disse Austrália... não Áustria!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário