segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Pedágio entre Espertolândia e Nova Velhacos




.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
No mundo inteiro, onde há pedágios - portagem para os irmãos lusitanos - no mundo inteiro, onde há pedágios, há também outras alternativas de se chegar de A a B...
... ou seja, você não é obrigado a pegar a autopista, a carretera, a Autobahn, a freeway, e pagar pedágio, se não quiser!
.
Gente, de cavaleiros salteadores, em alemão "Raubritter(1)", entendo eu!
Em Kapfenberg, Áustria, minha cidade natal, os "nobres" que há uns 1000 anos ocupavam a fortificação no alto do monte do castelo, que dá o nome à cidade, eram uns patifes, uns ladrões sanguinários.(2)
A palavra "Kapfenberg" vem de "gaffen vom Perch", em português: "olhar da montanha".
Os cavaleiros pouco cavaleiros ficavam, do alto do castelo, de olho nos três vales, espreitando diuturnamente caravanas de mercadores, saqueando-os.
Mais tarde, construíram a estrada que passava pela cidade de tal forma, que era necessário atravessar duas pontes sobre o rio Mürz... com uma cobrança de pedágio em cada uma das pontes...
.
Não sei por que me lembrei logo agora dessa "gente fina", desses picaretas?
.
Talvez porque você, que diáriamente vai de Espertolândia a Nova Velhacos(3), tem que enfiar por duas vezes a mão no buraco da calça e pagar $ 4,60...
.
Reinhard Lackinger
.
(1) A receita do "Raubritterteller"(a), em português "Prato Medieval", que você come no Bistrô PortoSol vem daquela época... com uma diferença: hoje a gente usa batatas e há uns 1000 anos, quando a batata ainda não havia chegada das Américas, se preparava um angú feito de fubá de cereais, misturando ao bacon frito e aos cogumelos, antes de adicionar a salsa fresca, o creme fraîche e o toque mágico dos taverneiros.
.
(2) Os salteadores acabaram sendo punidos pelo arqueduque da Estíria. Ele mandou destruir a sede da KLN, ou melhor, o castelo de Kapfenberg, reconstruído décadas depois, servindo hoje de hotel e de cenário para jogos, torneios, falconaria e outros costumes medievais...
.
(3) Maldade minha com os moradores prejudicados e saqueados, mas você entendeu o que quis dizer com a brincadeira!
.
(a) Essa palavra lembra e reforça aquela brincadeira beleza com o idioma alemão e a fictícia palavra "Hottentottenattentäterkuttenrattenlattengitter"!!!
.
Nota importante:
Depois de postar este texto percebi um erro grave!
Existe sim uma via alternativa para soteropoliano chegar às praias do litoral norte!
Basta pegar o caminho mais próximo até o CEASA e a Via Parafuso até o Polo Petroquímico. Antes de chegar lá, vire à direita para pegar uma cascalheira de uns vinte quilómetros de extensão... e em menos de uma hora você estará em Monte Gordo e a um passo de Guarajuba... sem pagar um centávo de pedágio! Fala sério!

Nenhum comentário:

Postar um comentário