segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal do taverneiro


.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Segundo o Prof. Shmuel Gefiltfish y Mazzes, "seres humanos não nascem, seres humanos são formados!"
"...e o pior", concluiu ele, "... e o pior... é que a gente jamais saberá o quanto contribuiu com a formação de alguém! Para o bem e para o mal!
O ser humano pega as coisas no ar!
A influência do meio é tão ou mais forte e importante do que a genética!
Às vezes basta um gesto, uma atitude para que um ser humano sigadeterminado rumo..."
.
Nessa hora lembrei de Anton, vizinho nosso nos primeiros anos do pós-guerra.
Anton é uma década mais velho que eu e em criança jamais mantivemos contato.
Encontrei-o por acaso ao perambular pela nossa cidade natal numa das nossas últimas idas à Áustria.
Ao visitar o casal Anton e Paula em 1999, fiquei surpreso por ele ser amante de cactos, como eu também fui desde criança.
Na página do Bistrô PortoSol há fotos de mudinhas de mandacarú, de facheiro,de xique-xique, cuja semente colhi na caatinga entre Itaberaba e Sto Estevão.
.
Outro exemplo que cabe aqui é do garoto Luiz Henrique, filho da jovem senhora que cuida da gente e de nossa casa.
Nunca sentei com ele para estudar, muito menos para olhar o atlas. Quem faz banca com ele é Maria Alice.
Ninguém consegue explicar o porquê o menino gostar tanto de geografia!
Ele desenha o mapa mundi de cabeça, como eu fazia quando era jovem.
.
Como taverneiro não costumo imiscuir-me nas conversas de nossos clientes.
Mesmo assim percebo que ao longo dos anos tenho despertado para um monte de coisas, pelas quais eu passava batido até então.
Os meus textos postados em blog e em forma de "mala direta sem alça" talvez sejam o testemunho do quanto aprendi com as pessoas que frequentam o BistrôPortoSol!
.
Por tudo isso acho legal a gente comemorar o aniversário de Jesus Cristo!
Penso também que devemos estar atentos ao que Ele tem nos ensinado com as atitudes Dele enquanto andava na terra!
Imagino que a nossa formação dependa disso!
Quanto à maneira como as nosas atitudes e gestos se propagam no mundo, não faço a mínima idéia!
Isso excede á minha compreensão!
.
Feliz Natal!
.
Reinhard Lackinger

Nenhum comentário:

Postar um comentário