quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Aquela Favela, com poder paralelo... já era!


.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

.
.
.
.
.

Um dos "banguebangues" que marcaram a minha juventude é "Sete Homens e Um Destino", estrelado por Yul Brynner, Steve McQuinn, Horst Bucholz etc. e Eli Wallach no papel do temido bandidão Calvera,
cujo bando volta e meia saqueava uma aldeiazinha mexicana, causando sofrimento, fome e um forte sentimento de revolta naquele lugarejo.
.
Um dia, os camponeses resolveram contratar uns pistoleiros para defender suas propriedades...
.
Seguem-se cenas de bravura e heroísmo, de canastrice e de medo e dúvida por parte dos camponeses.
.
Numa certa altura, não aguentando mais a pressão, os aldeões "mijaram para trás", entregandoos pontos e a aldeia ao bandolero Calvera e traindo o grupo chefiado por Chris ( Yul Brynner ), já que o bandidaço Calvera nunca pegava tudo, deixando sempre algumas migalhas para que os aldeõs não morressem de fome...
.
No gran finale há uma luta que acaba com a vida de 4 dos pistoleiros contratados, porém o mais importante nesse filme é a coragem repentina que brota dos camponeses, pegando em enxadas, ancinhos, pás e o que achassem pelo caminho para bater nos bandidos, expulsando-os para sempre de sua vila.
.
Nessa hora, eles finalmente se libertaram dos algozes.
.
Penso que a atuação da polícia e das forças armadas foi de grande importância para limpar o Complexo do Alemão e outras comunidades, instalando as UPPs.
.
O mais importante porém foi a atuação corajosa do povo!
O povo resolveu acabar com o estigma da favela carioca!
.
Stefan Zweig, escritor e pensador austríaco, que em seu texto "Brasil, País do Futuro", escrito em fim dos anos 30 do século passado afirmara que o Brasil iria acabar com as favelas, finalmente teve razão!
.
Depois do que aconteceu no Complexo do Alemão, não há mais favelas no Rio de Janeiro, quiçá no Brasil!
Não há mais favelas com governos paralelos no Brasil!
.
Reinhard Lackinger
um patriota

Nenhum comentário:

Postar um comentário