quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

uma conta difícil de fechar

Foto acima,
João Roberto clicando Édila em Berlim.

.


.


Ródila mostrando flores de época


Como tantos outros brasileiros ultimamente, nossos amigos Édila e João Roberto também viajaram pela primeira vez ao exterior em 2010.


Aproveitaram que Ródila, a filha caçula, estava estudando na Europa, ficaram seis meses e voltaram com ela, percorrendo diversos países.


Ontem trouxeram as fotos para a gente olhar.


Além de mostrar o que mais lhes chamou a atenção "lá fora", eles comentáram.


Chegando na primavera, observaram um pequeno exército de jardineiras e jardineiros revirando a terra de canteiros em praças e avenidas da cidade de Ródila. Era época de tirar as tulípas, que acabaram de perder as pétalas e guardar os búlbos para o próximo mês de março... substituindo-as e plantando no lugar flores da nova época.


Foi esse o pormenor que mais lhes impressionou!


Não foi a limpeza costumeira do espaço público, nem a pontualidade hilária dos bondes a encantar esses nosso amigos em viagem pela Alemanha, Áustria, Suiça, norte da Itália e França. Foi a quantidade de gente cuidando dos mínimos detalhes, para manter a urbanização impecável.


- Igual como aqui em Salvador -, disse João Roberto às gargalhadas.


Aí eu pensei, durante os 22 anos que vivi na Europa, nem depois em nossas viagens à terra natal, nem acompanhando a vida de lá através de edições online de jornais de Graz e de Viena, jamais soube de nenhuma queixa, nenhum comentário sobre o custo de todos esses cuidados para com o meio ambiente.


Aqui no Brasil, toda hora ouço alguém dizer que a máquina do estado está inchada e que era preciso diminuir o custeio da coisa pública.


Danou-se! Se já não se vê nenhum servidor público cuidando da limpeza da cidade, do verde, da ordem pública, como isso vai ficar, se diminuirem ainda mais a presença do estado?


Ou será que sentimos apenas falta de "índios", enquanto os gabinetes e Brasilia estão cheios, abarrotados e superlotados de "caciques"... sem falar de "mocinhos" e principalmente bandidos atuando naquele mesmo filme sobre conluio e outras picaretagens, que a gente já conhece de loooongas datas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário