domingo, 26 de dezembro de 2010

Quem diz que a Bahia tem que ser diferente?


.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Há um ano e meio li um texto interessante na Revista Istoé e na parte "comportamento", de Suzane G. Frutuoso com o título sugestivo: "Vai doer no bolso".
A matéria fala do comportamento da massa urbana, mostrando no fim uma tabela de valores de multas cobradas mundo afora por jogar lixo no chão ou cuspir em via pública, tentando pegar um metrô sem pagar ou urinar na rua...
.
Ué, pensei que isso só se fazia por aqui... ;-)
Disse a autora, que a administração urbana de Salvador gastou meio milhão para recuparar 14 pilastras do viaduto Luis Cabral corroidas pela acidez da urina dos baianos... depois de 8 passarelas terem sido reformadas devido a esse mesmo tipo de desgaste.
.
Lembro de aniversários de crianças, filhos de amigos meus. Chocado com a displicência com que aqueles anjinhos jogavam papeluchos de brigadeiros e empadinhas no chão, tive de ouvir o que me deixou ainda mais perplexo:"há quem limpe"...
De fato... havia umas duas ou três mocinhas fardamentadas recolhendo a lixarada deixada pelos aniversariantes e demais pentelhinhas e pentelhinhos.
.
Hoje, aquele pentelho tem uns 40 anos, MBA, pós disso, pós daquilo, só que a pos-tura... a postura diante do coletivo continua a mesma.
Não adiantou ele ter morado e estudado na Noruéga, no Canadá, na Suiça.
Lá é lá... aqui é a Baêêêa meu tio!
.
É nessa hora me lembro de uma das melhores escorregadas verbais do sr. presidente Lula, quando durante a visita a um país no sudoeste do continente negro exclamou surpreso com a limpeza e a ordem da Namíbia... "Isto aqui não parece a África"!

É uma pena que nem ele, nem ninguém possa dizer o mesmo de Salvador!!!

Um comentário:

  1. Dizem que parte da arquibancada do estádio da Fonter Nova caiu pelo mesmo motivo.. isto é, URINA!

    Quem não já viu torcedor mijar na arquibancada, para não perder um lance do jogo sequer?

    ResponderExcluir